3 ideias simples para fazeres decoração consciente.



A questão da sustentabilidade move cada vez mais pessoas no Mundo. Portugal é um dos interessados em promover a mudança e ser mais verde, integrado na "Rede Europeia de Capitais Verdes" e conseguiu a eleição de Lisboa Capital Verde Europeia 2020.


Não são só os arquitetos, designers e decoradores que criam casas cada vez mais sustentáveis para os seus clientes, nós também podemos transformar a nossa casa, olha o meu exemplo.

Há cerca de 10 anos tenho vivido em casas arrendadas e em todas elas faço sempre um upgrade para a tornar mais sustentável, acabo por adotar um estilo de vida mais amigo do ambiente.

Por isto, trago-te estas 3 ideias simples para fazeres em tua casa, até porque, normalmente é onde investimos o nosso dinheiro e no final das contas acaba por ter um grande peso no nosso orçamento doméstico.


Decoração sustentável

Ideias simples para fazeres em casa


Quando falamos em decoração sustentável, estamos a falar em consumo consciente ou low cost mas falamos acima de tudo em reaproveitamento, ter uma consciência verde, produzir menos lixo e eliminar o estilo de vida descartável.



Limpeza da casa com detergentes "verdes"


Que eu me lembre, a preocupação com a higiene e limpeza dos ambientes da nossa casa nunca foi tão grande como agora, sendo uma das formas de prevenção da nossa saúde e redução do risco de exposição. Aos poucos as casas sofreram adaptações à nova realidade em certas zonas principalmente no hall, dispensa e lavandaria porque são os espaços onde deixas os sapatos quando entras em casa, os sacos com as compras e a roupa usada para lavar. É natural que em tua casa não te falte lixívia, desinfetantes, álcool gel, packs de 50 luvas e máscaras comparando com os anos anteriores.

Para maior sustentabilidade, reduzes o plástico das embalagens e a toxicidade dos produtos de limpeza apenas trocando por detergentes amigos do ambiente, pelo sabão para lavares as mãos e rosto já recomendado pela DGS e usares o maior trendy do ano " máscara reutilizável certificada" recomendo-te a MOxAD-TEch made in Portugal.


Dica Decor:

- Podes sempre fazer os teus detergentes caseiros e criares a tua máscara usando tecidos que tenhas em casa ou tecidos de roupa que não uses e sirva para o efeito.

Acho que nunca vivemos nem frequentamos os espaços tão limpos em casa e fora dela como nos dias de hoje.


Renova o mobiliário usando o que tens


Com a pandemia e tudo fechado, tivemos de fazer bricolage em casa a tendência DIY ficou ainda mais trendy. Em vez de deitares fora o mobiliário que tens, vê como uma oportunidade para pegares nas peças e lhe dares uma nova vida. Para passares à prática sugiro-te que vejas as imagens inspiracionais do Pinterest que te vão ajudar imenso na hora de pôr mãos à obra.


Dica Decor:

- Aproveitas os moveis que tens, potencias a tua criatividade e poupas dinheiro.



Escolhe cores neutras e junta detalhes coloridos


Se queres mudar as cores do ambiente da tua casa, aconselho-te a escolheres as cores neutras ou nudes para pintares as paredes, tetos e o mobiliário de grande porte porque essas cores transmitem a tranquilidade e serenidade que precisas sempre que chegas a casa. Grande quantidade de cores vibrantes criam cansaço e excitação através da influência da psicologia da cor. Acrescenta alegria ao ambiente com detalhes coloridos (objetos, almofadas, quadros, mantas, vasos, tapetes ou livros).


"Sinergia: uma paleta de tons pacíficos e nutritivos"


"Vivify: uma paleta alegre que expressa frescor e positividade"


by Laurie Pressman , Vice-Presidente, Pantone Color Institute




A gama Sinergia e Vivify da Pantone Color Institute tem cores lindas que vais adorar e são tendência para ser usada também em 2021.

A gama de tintas "Barbot Nature", a primeira empresa a desenvolver uma tinta amiga do ambiente, está à venda em lojas de bricolage e construção.


Dica Decor:

- As cores claras dão luminosidade aos ambientes e ajuda a poupares luz artificial, assim acabas por poupar na fatura da eletricidade.




Agora, tornaste a tua casa mais consciente

... a boa notícia é que é TRENDY!



🤍



Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces.

Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.