Como criar um Home Office Consciente ?


Home Office Consciente


Como criares um espaço de trabalho mais consciente enquanto estás em casa



Kelly Robinson, faz-te lembrar alguma coisa? Pois, eu já a sigo há algum tempo ... ela é extraordinária neste tema, apresento-te a designer de Chicago que fez a abordagem holística do design em empresas mundialmente conhecidas, tais como a Airbnd, SoundCloud e Headspace. Desde o minimizar a desordem até à decoração com plantas naturais oferecendo uma conexão com a sua linha de trabalho como designer. Para além disto, ela é praticante de yoga, já viajou pelo mundo inteiro e é ambientalista.


“O mesmo se aplica ao alinhamento de nossas vidas e casas com os ciclos da natureza.”

- by Kelly Robinson


Deixo-te aqui um punhado de dicas que a Kelly nos dá nos vários guias e livros que já escreveu, de modo a que possas transformar o teu escritório em casa, conseguindo mais produtividade, bem-estar e um melhor pano fundo para as tuas reuniões virtuais.




- OLHA PARA A NATUREZA -



Nós somos criaturas da natureza e por isso, faz-nos sentir mais em casa quando estamos em espaços que contêm a presença de elementos que encontramos na natureza, refere a Kelly. Esses elementos naturais usados em conjunto, criam espaços equilibrados e harmoniosos que combinam vários elementos terra, fogo, água, metal e madeira que fundamentam o conceito.


Sugestão: Podes combinar uma secretária embutida num envelope em mogno e forrado a painéis (madeira) e juntares uma cadeira giratória azul frio (água e metal) e no mesmo espaço tens uma lareira em pedra (terra e fogo).



- CRIA EQUILÍBRIO -



Passar tempo num espaço onde as energias yin e yang estão em equilíbrio é conhecido por melhorar o alinhamento e deixo-te aqui dois conselhos que a Kelly costuma dar.

Se precisas de equilibrar o espaço com a energia feminina: - "Para trazer mais elementos de yin para o seu espaço, você pode adicionar qualquer coisa redonda, curva, circular ou orgânica em forma".

Se precisas de equilibrar o espaço com a energia masculina: - "Para aumentar a energia yang em seu espaço, geralmente ajuda a focar no que você pode remover. Os elementos Yang são bancadas claras, superfícies duras, armários fechados e espaços vazios. Você também pode adicionar plantas altas ou muito altas, luzes brilhantes, cores brilhantes e elementos de fogo para aumentar a energia yang em seu espaço."



- PRATICA O ESSENCIALISMO -



Começo por dizer que para mim o essencialismo não é minimalismo, ao contrário do que lês noutros lugares. É tratar cada coisa com o seu valor e decidir aquilo que faz ou não sentido e aquilo que não fizer deves eliminar. Logo, não é deitares uma tonelada de pertences de uma virada só.

Calma, sê consciente! Em vez disso, vais olhar para a tua zona de trabalho, e pegar em cada objeto que tens e perceber se não o usas há mais de 6 meses. Caso não o use, está na hora de te separares dele ou realocá-lo noutro espaço que sirva melhor a sua função. A Kelly escreve estas duas frases como exemplo para separares o trigo do joio:

“Considere como você se sente ao entrar em um estúdio de ioga”

ou

“Quando você limpa as coisas que não ama de verdade, seu espírito pode ocupar mais espaço e você se sentirá muito mais livre.”.



- RODEIA-TE DE ARTE E FOTOS FELIZES -



Todas as fotos de viagens e momentos inesquecíveis, trazem-te memórias felizes? Há alguma citação que tem tudo a haver contigo? Então, faz um grande favor a ti mesma e pendura essas memórias positivas perto de ti.


“É importante atualizá-los regularmente e garantir que eles mantenham uma relevância profunda em nossas vidas” - by Kelly


Conselho: Como a nossa vida e o espaços são mutantes, não te esqueças de alterar essas imagens cada vez que tenhas uma foto nova ou inspiração que faça mais sentido no momento presente.



- ADICIONA SEMPRE UMA VERDURA -



Na biofilia acredita-se a cor e a essência das plantas vivas quando se traz para dentro dos espaços juntam vida natural. Para isso, podes criar um mini jardim no peitoril da tua janela ou na tua varanda para adicionares ervas aromáticas aos temperos e saladas, adicionar plantas nas prateleiras ou em cantos dos espaços e caso possas, teres ao teu lado uma planta grande saudável para te acompanhar nas reuniões virtuais.



- ESCOLHE UMA ZONA COM BOA LUZ NATURAL -



Sabe-se que a luz natural regula o corpo de todos nós seres humanos e está associado ao grau de humor e produtividade, por isso, colocares o teu escritório junto a uma janela bem iluminada, vai-te fazer maravilhas durante todo o ano. Mas atenção, é importante que essa janela receba luz de manhã, à tarde e ao final do dia.

Com a bússola do telemóvel confirma os pontos cardeais de nascente, sul e poente, pelo menos um destes é bom teres nesse espaço.




- DÁ A OPORTUNIDADE DE SERES CRIATIVA -


“Às vezes, nossas criações estão ligadas à nossa carreira e algumas são hobbies que perseguimos por pura alegria,” - by Kelly



“Projetar um espaço que possa conter o seu eu mais criativo ... até mesmo um pequeno canto serve.” Tão criativo como criares uma coleção de inspirações para a decoração do teu cantinho de leitura, um moodboard para pintar o escritório ou pintares uma mandala durante a pausa de almoço.



Agora, já podes dar nova vida ao teu escritório em casa!


🤍



Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces. Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.

15 visualizações0 comentário