5 dicas para decorares com elementos naturais a tua casa.



" Seja feliz no momento, basta.

O momento presente é tudo o que precisamos, nada mais."

- Madre Teresa de Calcutá -
Créditos: Wix



A atenção plena significa estar aqui e agora no momento presente, nunca fez tanto sentido como agora porque andávamos desconetadas. "

Ora pensamos no passado, ora pensamos no futuro e o agora?

O estar no "agora" ganhou força para nos alertar que tipo de vida e de rotina diária louca temos e nem damos conta disso. Inconscientemente, estamos em "piloto automático" que não nos proporciona bem-estar. Praticando-a leva-nos a disfrutar do slow living trazendo mais presença e calma aos teus dias, ajuda-te a ter maior bem estar, maior foco e diminuis a tua ansiedade.

A atenção plena é aplicada em tudo na nossa vida, desde o estar aqui e agora, na rotina do dia a dia até que um dia perguntamos se a nossa casa está promovendo a atenção plena ou a prejudicar-me.

Aí, tomamos consciência de como ela está e qual a influência em nós.

Está provado que a desordem nos distrai e nos afeta a concentração no momento em que fazemos determinada tarefa. E sabias que os móveis, as cores e os materiais que temos em nossos ambientes também influenciam nessa (des)atenção ?



5 dicas de como usares elementos naturais na tua casa


Pois, eu também não sabia mas percebi que é mais profundo do que parece. Falo-te do "atenção plena" que se entende por estares consciente no momento presente de sentimentos, pensamentos e sensações que estás experienciando a cada momento. Se deixarmos de estar em piloto automático e passarmos a adotar este estilo de vida, concentramo-nos na tarefa do agora, fazemos uma de cada vez, começamos a sentir maior sensação de bem estar, maior produtividade e organização e ainda pode reduzir a dor, melhorar o sono e o funcionamento do intestino. O "ESTAR ATENTO AGORA" é uma autocura para problemas de depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, transtornos obsessivo compulsivos e outros.


Por isso, tem sempre em mente que viveres numa casa pensada a ser mais consciente é fundamental para te sentires melhor.



Dica 1 - Cria uma cozinha consciente


A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, onde passamos mais tempo e por isso dei-lhe o nome "coração da casa". É onde preparas as refeições para ti e para tua família e também é onde se reunem e partilham conversas do dia a dia ... um momento de reunião e comunhão de todos.


É o lugar da nutrição e por isso, é tão importante estarmos presentes com atenção plena.


Existem várias formas de criar uma cozinha consciente mas podes começar já por simplifica-la. Usar materiais naturais em móveis, armários e bancada como as madeiras nacionais ou locais e as pedras naturais (mármore, granito) e design de linhas simples. Assim, o cenário perfeito para qualquer espaço consciente dentro de tua casa é teres sempre em mente comprares móveis, cortinas ou objetos de decoração o mais natural e simples possível.


Dica 2 - Traz a natureza para dentro de casa


Lembras-te daquela sensação de paz, tranquilidade e ar puro que sentes quando estás num parque ou caminhas numa floresta verde? Quando está nesse lugar apetece-te estar lá para sempre porque tens mais foco, concentração, despertas todos os teus sentidos. Se queres ter uma casa consciente, faz sentido simular esse ambiente e trazê-lo para dentro de tua casa.

Nós somos natureza!

Podes colocar plantas em vasinhos de cerâmica distribuídas por toda casa é um ótima maneira de imitar o ambiente ao ar livre. Eu mesma tenho grupos de 3 vasos de plantas em cada canto da minha casa e comprovo que melhora a qualidade do ar interior da minha casa. As plantas são organismos vivos e devem ser usadas para embelezar, purificar e oxigenar os espaços da casa.

Precisas de muito pouco espaço, basta um beiral de uma janela na cozinha pelo lado de dentro, teres um vasinhos de cada planta aromática para usares nos temperos das tuas receitas. Também pode procurar quadros ou papel de parede com paisagens da natureza (praia, montanha, queda de água ou prado de alfazema).


Dica 3 - Organiza, organiza e organiza


É impossível sentires-te bem num espaço desorganizado e desarrumado, não te consegues concentrar porque a tua mente tende a olhar para todos os detalhes fora do lugar.

Organizares e arrumares a tua casa é a maneira mais simples para começares a viver em espaços mais conscientes, seja o quarto, a cozinha ou a lavandaria. Tudo deve estar em ordem.

Nas tarefas diárias tendemos a cair no erro de empilhar coisas, por isso mais um bom conselho para fazeres é manteres sempre em dia a louça e roupa lavadas, nunca as deixar desarrumadas.


Dica 4 - Decora bem os espaços


A maneira como te rodeias e posicionas os objetos de decoração pela casa, afeta a tua atenção plena. Os especialistas sugerem rodeares-te de fibras naturais e cores calmantes que encontras na natureza. Experimenta trocar por tapetes de juta e almofadas de linho e outros materiais naturais que gostes. Escolhe cores verdes e azuis que encontras na praia e no campo para a casa de banho. Quando fores escolher papel de parede e roupa de cama, pensa em padrões que invocam a natureza, como estampas de folhagem, ramos ou pedras coloridas. E quando mudares os pavimentos ou comprares móveis novos, escolhe as madeiras mais naturais possível.

Diariamente, de manhã e ao fim da tarde, ventila a tua casa toda ... bastam apenas 15 minutos , abre pelo menos 2 janelas em lados opostos para fazer a ventilação cruzada (mais eficaz). e deixa o sol entrar para aquecer/purificar e deixa sempre os estores levantados.

Acrescenta aqueles objetos que te trazem alegrias e memórias positivas. Se gostares, podes sempre aplicar dicas de feng shui, decorando com equilíbrio o espaço, moderar a colocação de espelhos na casa e não ter os espaços muito cheios de coisas.


Dica 5 - Cria um quarto consciente


O quarto é onde dormimos, repousamos o nosso corpo durante 6 a 9 horas para se equilibrar através do sono e estar preparado para as 18 a 15 horas do dia ativo. Entendo este espaço como "o refúgio do sono", aquele lugar onde encontras a calma e desligas, o que faz bem à saúde física e mental. Existem muitas maneiras de criares um quarto consciente, por experiência, acredito que estar alinhado com o ritmo natural da luz solar é um bom ponto de partida. Estudos já provam que a exposição à luz natural ajuda a regular os padrões do sono de cada pessoa. De manhã, abre sempre os estores, depois as cortinas e diz "bom dia ao sol" deixando-o entrar para dentro de casa. Assim o nosso corpo entende que é hora de acordar e iniciar atividade.


Confere se a cama tem um colchão confortável, lençóis macios e travesseiros adequados para teres o descanso merecido.

Aprende a dormir quando estiveres realmente cansada para regulares o teu relógio circadiano e manteres smartphones, tablet, televisores e pc o mais longe de ti mas o ideal seria fora do quarto.

Não esquecer: mantém o quarto organizado, arrumado e decora-o com materiais naturais juntando cores e padrões que imitam cenas da natureza e ar livre.




Decorares a tua casa com elementos naturais vais aumentar a tua conexão com a natureza vai aumenta o bem estar dentro de tua casa.



🤍



Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces. Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.



30 visualizações0 comentário