Estilo de Vida Consciente descobrindo as várias palavras "Verdes".



A pandemia trouxe ao de cima muitas preocupações com a sustentabilidade.

De certeza que já estás familiarizada com temas como "eco-friendly ", " verde", "comércio circular", "sustentável", "consciente", "ético", "orgânico", " não-tóxico", "limpo" e outros menos conhecidos. É sobre estes termos e as suas diferenças que escrevo hoje para ti.


créditos: wix/bocóhome


eco-friendly

verde/green

comércio circular

sustentável

consciente

comércio ético

orgânico

não-tóxico

limpo



Hoje, somos bombardeados com o marketing das marcas e empresas na ótica do "ser verde" e gera-se uma confusão ao ponto, de se achar que é tudo a mesma coisa e não é.

E por isso, neste artigo tento clarificar as definições de cada um. No fundo como não há um significado bem definido para cada um, estes termos dissolvem-se uns nos outros, acabando por todos pertencerem á mesma gramática da consciencialização, nunca esquecendo a responsabilidade ambiental e social. Apesar de tudo, existem pequenas diferenças entre cada um destes.


Para todas as mulheres que querem ter uma casa decorada de acordo com o estilo de vida consciente, é bom saber de antemão todos estes termos:


"Verde" ou "green" é um termo muito abrangente designando a preocupação com a natureza desde a arquitetura até á moda.

"Amigo do ambiente" ou "eco-friendly" é um termo menos amplo, trata-se de algo que não faz mal ao ambiente.

"Sustentabilidade" ou "Sustentável" traduz o foca em práticas inteligentes que não comprometam as necessidades de gerações futuras, segundo as Nações Unidas. Para compreenderes melhor, recomendo-te a leitura sobre a "flor da sustentabilidade".


Em tempos de crise económica e social, os tempos desafia-nos a valorizarmos os recursos locais e assim, ajudarmos o ecossistema local, desde o artesanato, à gastronomia ou o pequeno comércio:


🛒 "Comércio Circular" é um movimento dos anos 80 que veio proteger os produtores de locais de café, cacau e chá dos preços baixos internacionalização (globalização). Já há certificação que é dada pelo Organização Mundial do Comércio Justo.


🛒 "Comércio Ético" alerta-nos para as condições e o salário dos trabalhadores que produzem os brinquedos, roupas e outros produtos em empresas multinacionais. Ainda não é um termo certificado mas é inteligente quando comprares algum destes produtos, tenhas atenção á origem e que busques saber esses detalhes da cadeia de produção para decidires se faz sentido ou não comprares esse produto.


🛒 "Artesão" ou "Handmade" são pessoas locais que produzem produtos feitos á mão usando ferramentas rudimentares e a automação é mínima, ao contrário da industrialização. Mas o feito á mão não significa que seja sustentável, fica atenta!


Entretanto, surgiu a preocupação com a toxicidade dos produtos e com isso, nascem os termos de "limpos", "orgânico" e "Não tóxico" . Todos estes são considerados produtos seguros:


🍃 "Limpo" é o termo que designa os produtos naturais ou sintéticos não prejudiciais á saúde.

🍃 "Não tóxico" designa todos os produtos sem ingredientes que prejudiquem a saúde ou o meio ambiente. Por exemplo: Quando se fala em produtos de beleza e de limpeza.

🍃 "Orgânico" está legislado, definido e é usado na certificação de alimentos, produtos de beleza e outros produtos agrícolas, cuja produção é muito específica, principalmente livres de produtos químicos sintéticos, prejudiciais aos seres humanos e ao ambiente.

Por exemplo: Podes falar em comida, alimentos, restaurantes ou produtos de beleza que usam ingredientes orgânicos devidamente certificados.


O termo "consciente", refere-se á consciencialização do consumidor e aos altos padrões em relação á saúde e ao meio ambiente. Termo aplicado também ao universo do bem estar e da espiritualidade.


Torna-te numa consumidora consciente .

A escolha é tua de viver um estilo de vida mais consciente!




Se gostaste de ler, partilha com as tuas amigas e redes sociais, clica nos links de partilha abaixo.

Posts recentes

Ver tudo