O que é a alimentação consciente?


Estar consciente enquanto te alimentas é estar com atenção plena durante as refeições que fazes. O que é? Quais os benefícios para a saúde? Como fazer?

Durante este ano de 2020 com a pandemia, o chamamento para nos alimentarmos melhor e ingerirmos menos quantidade com maior qualidade dos alimentos, ganhou força no planeta. Por isso, este é o momento ideal para se começar uma alimentação consciente.


A alimentação consciente é uma prática da atenção plena nos momentos que te alimentas. É um verdadeiro convite a transformares a hora das refeições numa verdadeira experiência diária.

Esta prática beneficia-te estar mais atenta no agora, melhora da digestão, comes mais devagar, disfrutas dos sabores, cheiros, texturas e cores da comida que ingeres e aumentas a satisfação durante as refeições.


alimentação consciente

=

zen food

mindful eating

comer natural




Existem vários livros neste tema mas recomendo-te este " Mindful Eating: Um Guia para Redescobrir uma Relação Saudável e Alegre com a Alimentação" (Edição 2017 - Revisão), autoria do Jan Chozen Bays.



" A alimentação consciente envolve todos os sentidos. Ela nos mergulha nas cores, texturas, aromas, sabores até mesmo sons de bebida e comida.”

- Dr. Jan Bays -



Assim, quem pratica a alimentação consciente usa todos os sentidos do seu corpo reconhecendo cada refeição como uma experiência única, independentemente da situação, momento ou companhia.

De forma mais simples é saíres do piloto automático e começares a estares presente no momento das refeições, sem distrações de telemóvel, jornal ou outras coisa qualquer.



" A alimentação consciente não é uma dieta, o objetivo não é perder peso, tampouco deixares de comer até porque detesto dietas (...) " por Sílvia Costa, blogger



A proposta de adotares a prática da alimentação consciente é basicamente para te alimentares melhor para teres mais saúde. Ao contrário da infinidade de dietas que te propõe um emagrecimento rápido, te priva de comeres o que gostas e muitas vezes te retira alimentos importantes temporariamente, a alimentação consciente propõe mudares para um estilo de vida mais saudável atingindo aos poucos ... step by step ... sem julgamento nem criticismo a ti mesma, nem aos outros.



Nos próximos artigos iremos desenvolver este tema, os intitulados serão:


Benefícios da alimentação consciente

Como pode ajudar a resolver problemas alimentares ?

Dicas de como começar a alimentação consciente



Atrevo-me a dizer que esta prática foi e continua a ser uma excelente ferramenta de autoconhecimento e autocuidado.

Aprendi a conhecer os alimentos que me faziam sentir mal, aqueles que o meu corpo adora e deixei de ingerir tanta gordura e hoje a minha alimentação é mais natural e mais consciente. Digo que voltei ás origens ... alimentos frescos criados na terra, colhidos e confecionados ao lume, temperados com ervas frescas. Só pode resultar em algo muito positivo.



🤍



Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces. Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.