7 maneiras de atenção plena durante o Outono/Inverno (mesmo faltando vontade)



Para muitas de nós, a passagem pelas estações frias do ano é difícil mas existem maneiras para reduzir essa sensação.

No Inverno é fácil nos sentirmos mais desmotivadas, lentas e até preguiçosas porque a natureza nos oferece o recolher sazonal.

O tempo fica mais frio, o dia anoitece mais cedo e tudo isto, conspira para te sentires mais tristonha e abatida. A falta de luz natural pode perturbar os teus padrões naturais de sono e tornar mais difícil acordares de manhã.

Quando não recebes tanta luz natural, o teu corpo produz mais melatonina e pode levar a que te sintas mais sonolenta ao longo do dia.

Com a pandemia, chegou a sensação de prisão e falta de liberdade mas agora com a vinda da estação fria, podes sentir um pouco mais essas sensação.

Mas calma ... tens imensas soluções !

Procurares formas de estares com a atenção plena ao longo do dia, vai ajudar-te a passares mais facilmente estes meses mais recolhidos. Hoje, deixo-te aqui 7 maneiras de conseguires estar em atenção plena ao longo do dia para tu experimentares.



- observa os pássaros -


Uma das formas é buscares a conexão com a natureza, como por exemplo, observar os pássaros. Seja durante uma caminhada pelo campo, dentro do autocarro a caminho do trabalho, numa ida ao parque ou até quando tomares café na praça da cidade.

Não precisas de nada especial ... nem uma app para fazer isso, até podes fazer isso de uma janela a partir de casa.

Há quem aproveite a varanda para deixar uma tacinha de comida para os pássaros selvagens, porque é nestas alturas que eles precisam de ajuda extra para se alimentarem.


- Ouve Música Ativamente -


Com que frequência ouvimos música passivamente?

É fácil nos perdermos nos pensamentos e parar de prestar atenção ao que estamos realmente a ouvir.

A escuta atenta pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento.

Se estás em casa, convido-te a enrolares-te no sofá e colocares os fones?

Fica confortável e fecha os olhos. Começa por fazer o exercício de ouvir cada faixa ativamente ... compreende cada detalhe.

Que instrumentos tu queres ouvir? Como o tom e a batida variam? Como isso te faz sentir?

No Spotify, Google Play Músicas, Apple Music, Deezer, SoundCloud, Youtube podes ouvir gratuitamente imensas faixas de músicas.

Aconselho-te a escolheres os sons de vibrações elevadas, quero dizer, sons da natureza (chuva, vento, mar, rio, pássaros), os sons de instrumentos (taça tibetana, gongo, flauta ou harpa), música clássica ou instrumental, eletrónica relaxante ou música New Age, Chillout ou músicas produzidas cientificamente como é o caso da música Weightless (Grupo Marconi Union).



- Faz Uma Alimentação Consciente -


Quando estamos muito ocupados, acabamos por comer rápido, sem prestar atenção naquilo que comemos. A alimentação consciente pode ajudar-te a diminuir o ritmo e a apreciar a comida melhorando muito o sistema digestivo!

Uma boa forma de a praticar é comendo um pedaço de chocolate. Sim, leste bem! Embora possas usar qualquer alimento para praticar a alimentação consciente, o chocolate é de longe a maneira mais divertida para começares.

Aproveita para usares todo os outros sentidos nesta experiência.

Começa por pegar num quadradinho de chocolate e olha-o - percebe como é brilhante? Rude? Existem imperfeições? Pergunta a ti mesma como é a sensação na tua mão. Está a começar a derreter?

Em seguida, cheira o chocolate e simplesmente sente o aroma do cacau e quaisquer outros sabores.

Coloca na língua e sente que começa a derreter. Aprecia o sabor e come devagar.

Gostaste desta nova forma? Podes precisar de praticar algumas vezes para conseguires mas se ficaste curiosa procura livros, ouve podcasts ou vê vídeos que falam sobre este tema.



- Dá Um Passeio De Outono -


Afasta as teias de aranha que encontras na caminhada tempestuosa de Outono e Inverno. Aqui em Portugal, temos a sorte de estarmos rodeadas de paisagens lindas - os bosques, os jardins , os parques, as praças cheias de folhas coloridas e as praias varridas pelo vento.

Caminhar traz imensos benefícios para a nossa saúde - pode melhorar a saúde do teu coração, melhorar a tua performance física/corporal, melhorar o teu humor, ajudar a emagrecer, deixar o corpo mais em forma e arrumar a ideias dentro da cabeça.

Também há evidências de que pode melhorar a função cognitiva na velhice, logo é mais uma ótima razão para calçar essas botas quentinhas e começares a mexer-te!



- Tricotar : O Ritual Do Tricô -


A tecelagem, pela própria natureza, é uma atividade lenta e fazer artesanato nos dias frios é calmante - coloca uma música e prepara-te para uma sessão relaxante.

Quando trabalhamos com as mãos, isso ajuda-nos a focar no momento e ajuda-nos a relaxar. Se estás com disposição para o fazer com humor sociável, por que não convidas alguns amigas para fazerem juntas?

Durante a pandemia, cresceu a tendência em alguns países europeus de passarem o tempo a fazer wall hanging, macramé, croché ou tricô.



- A Prática Da Escuta Atenta -


Muitas vezes, quando conversamos com amigos ou parentes, podemos praticar a escuta atenta. Isso significa fazer um esforço consciente para realmente ouvi-los, sem te distraíres com teus próprios pensamentos ou com o ambiente onde estás.

Reserva algum tempo para estares com eles e concentra-te naquilo que te dizem. Isso fará com que te sintas mais próxima deles e eles apreciarão ter a tua atenção, principalmente se não te virem com frequência.

Se achares difícil evitar pegar no teu telemóvel, deixa-o dentro da carteira num local distante mas seguro ( diz-se longe da vista e longe da mente).




- Começa O Dia Com Atenção Plena -


Se esperares até o último toque do despertador antes de saíres da cama, podes começar o dia sentindo-te exausta - e isso antes mesmo de fazer qualquer coisa.

As manhãs escuras podem tornar mais difícil te levantares e te sentires com energia, mas reveres a tua rotina matinal pode ajudar-te a simplificar mais as tuas manhãs.

Reserva um tempo extra para ti mesma: aproveita para fazer um alongamento ao corpo, 15 minutos de meditação ou simplesmente para beberes um chá quentinho com atenção.

Reservares um pouco mais de tempo para o ritual do pequeno almoço também pode ajudar a desestressar e melhorar a digestão.

Começar a manhã de forma mais atenta, ajuda-te a sentires-te mais relaxada ao longo do dia. Se não consegues perder aquela sonolência, vê se encontras alguma forma de eliminar ... fazendo uma "pausa (pausa para o café)" a meio da manhã ou bebendo um chá preto (early tea) logo ao pequeno almoço.

No final, olha para ti e percebe como te sentes ... Estás a acordar lentamente?

Ótimo, é esse o objetivo!





| Agora, vais passar melhor a estação fria colocando isto em prática |





🤍




Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces. Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.