Passo a Passo : Como decorares sozinha o teu cantinho de meditação consciente.


Nestes últimos tempos, muitas amigas, conhecidas me pedem dicas para o criar o seu cantinho de meditação/yoga em casa, por isso escrevi este post para te ajudar a fazeres sozinha.

O objetivo é encontrares um espaço sossegado onde possas relaxar, silenciar e acalmar que é fundamental neste tempo de pandemia que nos convida a olhar para dentro de nós. Se tens uma rotina ou vida stressantes, após um dia cansativo, este cantinho vai-te fazer milagres.


- Encontra o lugar ideal na tua casa -

A primeira coisa a fazer é escolher a divisão mais silenciosa.


Percorre a tua casa, várias vezes por dia durante a semana, a horas diferentes e vê qual dos cantinhos da casa podes fazer dele o teu espaço "Consciente" para o poderes usar a qualquer hora.

Pode ser qualquer espaço á tua escolha, desde a varanda fechada "marquise", home office ou home study ou Cloffice, sala de estar ou um espaço exterior fechado no teu jardim ou terraço. Ele precisa ser aconchegante e para isso, precisar ter piso em madeira ou um tapete grande em cima da cerâmica, paredes de cores relaxantes (nunca vibrantes), vasinhos de plantas, uma mesinha com alguns elementos que te ajudam na conexão (figura que admires, pedra ametista, candeeiro de sal, incenso de ervas, taça de som.) e uma coluna ou app de som para a música.

Estas são algumas ideias para começares ... quero ver a tua criatividade a funcionar, Ok?



- Escolhe as cores do espaço -


créditos/pinterest


De acordo com os especialistas da psicologia da cor e feng shui, dizem que as cores nos influenciam, contem simbolismo e faz ilusão de ótica. Para espaço de meditação recomendam especialmente o azul e o verde por serem duas cores super calmantes e relaxantes.


AZUIS, trazem a SERENIDADE

VIOLETAS, trazem a ESPIRITUALIDADE

ROSAS, trazem o AMOR INCONDICIONAL

AMARELO/LARANJA, traz a ILUMINAÇÃO

VERDES, trazem a TRANQUILIDADE

BRANCOS, trazem a CLARIDADE + LUCIDEZ



- Escolhe o mobiliário confortável -



créditos/etsy.com

O mobiliário para o espaço de meditação deve ser 100% confortável, porque vais ficar algum tempo sentada. Precisas de um móvel de apoio (madeira) para colocares o candeeiro e outros objetos pessoais, de uma ou várias almofadas, pufs, zafus, zafutons ou banco de meditação para te sentares. Aconselho-te a escolheres produtos sustentáveis (palha, orgânica, reciclável, não química, emissão zero).


ZAFU | Puff

TAPIS | Banco

ZAFUTON | Esteira

TATAMI | Almofada





- Escolhe plantas saudáveis -



créditos/google

Como ar interior do espaço vai ficar mais denso porque vais fazer exercícios de respiração durante a meditação, aconselho-te a escolheres as plantas purificadoras do ar recomendadas pela NASA. Estas são algumas das que podes colocar em qualquer sítio, coloca espalhadas pelo espaço, principalmente nos cantos.



LÍRIO DA PAZ

JIBÓIA

ESPADA DE SÃO JORGE

ÁRVORE DE BORRACHA

PALMEIRA DAMA

ALOÉ VERA





- Escolhe a iluminação certa -


créditos/pinterest

A iluminação do espaço ajuda muito na hora de meditares porque aumenta o grau de relaxamento, tal como não consegues dormir com a luz acesa, por exemplo. Recomendo, cries um ambiente intimista com a média luz (luzes pouco fortes), usando candeeiros de sal, velas e algum candeeiro ou fitas de led escondida (luz indireta) espalhadas por todo o espaço. As luzes "pisca pisca" natalícias também dão um toque divertido e funcionam bem no espaço.


CANDEEIRO DE SAL ROSA

VELAS AROMÁTICAS

SUPORTE DE VELA DE SAL ROSA

FITA DE LUZES "PISCA PISCA"




- Aromaterapia: deixa o teu espaço cheirar bem -


créditos: pinterest

Outra forma de despertar o relaxamento é usando difusores de óleos essenciais, velas aromáticas ou os incensos naturais. Também pode usar plantas aromáticas (lavanda ou eucalipto) em vasinhos ou numa jarra com água. É sempre agradável estares num espaço que cheire bem!


VARAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS

INCENSO NATURAL

DIFUSORES BAMBU

PLANTAS AROMÁTICAS

JARRA COM FOLHAS EUCALIPTO





- INSPIRAÇÕES DE DECORAÇÃO -


créditos/pinterest

Além tudo isto, resta-me dizer que podes colocar outros objetos de escolha mais pessoal tais como as taças tibetanas, quadro de Buda, sinos de vento, cristais naturais, mini fonte de água, espanta espíritos ou um lenço XXL pendurado na parede.



E AGORA, MÃOS Á OBRA ???




Gostaste? Compartilha com as tuas amigas.

Posts recentes

Ver tudo