Quanto és uma consumidora consciente?
Até que ponto és uma consumidora consciente é este tema que te escrevo hoje e no final podes ver quais os hábitos que já praticas na tua vida e Vês quais gostarias de incluir.
O termo "consciente" refere-se á consciencialização do consumidor e aos altos padrões em relação á saúde e ao meio ambiente, também aplicado ao bem estar e à espiritualidade, independentemente da religião de cada uma.
- Vais sempre a tempo de te tornares numa consumidora consciente!

Uma "Consumidora Consciente" sabe ler rótulos e distingue um produto que é orgânico, sustentável ou vegetal. Mas não é só, costuma praticar yoga ou meditação mas também pode-se entender como um estilo de vida ou descrever uma pessoa ("noiva consciente"), um negócio consciente ou a forma atenta de pensar sobre as coisas. No fundo é um olhar diferente no Agora, sobre a vida!
Ser "Atenciosa" , "Atenta", "Mindful" é um termo que descreve a atenção ás necessidades no momento presente de nós e dos outros, informa-se bem sobre o tema antes de tomar qualquer decisão sobre.
Por fim, podemos dizer que para seres "consumidora consciente" tens de ir além de uma consumidora responsável e recicladora, ir além do consumo no comércio local e das compras de produtos com embalagens ecológicas.
Há cada vez mais mulheres a adotarem um estilo de vida consciente e atento !
Para seres uma consumidora consciente, tens de praticar o máximo destes hábitos no teu dia a dia:
- Abraçares a moda lenta (slow fashion), comprares menos e melhor, livrares daquilo que não te serve mais (está ocupar espaço /é inútil).
- Optares pela horta ou agricultura doméstica, onde cultivas os próprios legumes, ervas e flores, fazes compras nos agricultores domésticos (vizinhos) ou mercados locais para cozinhares as receitas de alimentação consciente/saudável.
- Fazes os teus produtos de beleza naturais e caseiros.
- Fazes compostagem caseira e aproveitas para fertilizar solos de cultivo.
- Doas e vendes tudo o que não te faz falta mas que faz falta a outras pessoas.
- Escolhes a alimentação consciente, preparando as refeições com legumes frescos e reaproveitando as sobras para outras receitas.
- Compras uma casa à tua medida e mais bem localizada que te permite viver num bairro pedonável, não precisas de carro e usas os transportes públicos. Curiosamente, este hábito é normal em cidadãs interessadas ou envolvidas nos movimentos ligados aos ambiente e aos direitos humanos.
- Decorar a casa com peças que já se tem e combinar com alguma peça herdada. Caso precises de comprar, nunca compres coisas por impulso, liberta-te do consumismo "Só porque sim." . Dá uma vista de olhos nos mercados de 2.ª mão, ganhas a oportunidade de encontrar peças que gostes a preços mais em conta. Eu sei que muitas pessoas estranham mas cada vez mais o "reusar" faz mais sentido. No fundo, estamos a ajudar umas ás outras, como uma comunidade circular.
| Faz o teste agora |
Quanto és uma consumidora consciente?
Basta colocares um ✔ nos hábitos que já praticas e um ❌ nos que ainda não.
Quantos mais hábitos tiveres com ✔ mais consumidora consciente és.
Neste mundo poluído e contaminado pela globalização, quero que o meu contributo através da escrita neste blogue sobre a linhagem do "ser verde/ser consciente" aplicados à casa onde moras, à decoração que escolhes e ao estilo de vida que adotas para conseguires ser cada vez mais consciente e feliz.
Como vês, ser uma consumidora consciente não é difícil.
Se gostaste deste artigo, compartilha nas tuas redes sociais basta clicares nos links abaixo.