Como teres uma rotina mais consciente no trabalho?



Aplicar atenção plena no trabalho é fundamental.


A atenção plena é estar focado sempre no momento presente. Isso significa que não estar preocupada com a reunião de ontem, nem como vai ser o dia de amanhã e esse exercício permite boas decisões, estás mais focada e aumentas a tua produtividade e criatividade.


Sabias que não precisas de estares 15 minutos em silêncio, a meditar numa sala isolada do mundo para começares?


É simples! Para começares basta fazeres estes exercícios todos os dias até se tornarem num hábito:


Exercício 1 - Escolhe o teu mantra matinal


Um tempo antes de entrar na porta da empresa ou de se sentar em frente à sua secretária, acorda a tua mente e dá-lhe instruções positivas. Assim, o pensamento positivo te acompanhará durante todo o dia.

Escolhe um pensamento ou mantra positivo e repete-o durante o dia como por exemplo "Eu quero, Eu posso e Eu consigo tudo aquilo que empreendo no meu trabalho." é um bom lembrete de que nós conseguimos aquilo que queremos realizar, juntando o empenho.

Pensa nos teus 5 objetivos do dia ... perguntas-te : - "Como quero estar neste dia?"

E a partir daí, cria o teu mantra no presente e visualiza o teu dia como se fosse um filme.



Exercício 2 - Inspira + Expira = (De)stress


Por vezes esquecemos que o primeiro sopro é quando vimos ao mundo e é essa a primeira vez que experienciamos o ato de respirar o ar. A maior parte das pessoas stressadas e ansiosas tendem a não saber respirar e desligam-de da vida. Para e sentires o respirar é para todos nós, não é só para iogues. Parares, sentires como respiraras ajuda-te a acalmar emocionalmente e podes fazê-lo em qualquer lugar. Basta, parares e sentires cada inspiração e cada expiração, vais sentir-te relaxada.


Costumo fazer este exercício da "respiração plena"

Começa por te sentares, num local calmo e começas por inspirar profundamente pelo nariz e contar até 3 e expirar profundamente pela boca ( contar calmamente 1,2, 3 ).

Repete as vezes que te sintas confortável a fazer.


Se o quiseres tornar mais profundo, podes fazer 10 séries desta respiração de olhos fechados, mantendo a atenção para a tua respiração e sentires o movimento dos teus pulmões.



Exercício 3 - Faz uma pausa para um almoço calmo.


Diariamente, tendemos a estar absorvidos pelo trabalho e muitas vezes comemos à pressa ou a horas desalinhadas se isso faz-nos mal, porque desregula o nosso ritmo circadiano.


Desliga-te do trabalho, está presente e destressa com este exercício

Chega a hora da pausa ... desliga o pc, pega na bolsa e sais da empresa ou gabinete, caminhas um pouco e sentaste só contigo mesma num sitio que gostes, durante 15 minutos aceitas todos os teus pensamentos que apareçam (sem julgares) e aceita-os.



Exercício 4 - Escreve uma "nota de gratidão"


Antes de desligares o pc, pega numa caneta e papel e escreve no mínimo um acontecimento positivo durante o teu dia de trabalho e pensa porque isso te deixou feliz. Escreveres algo como "Hoje consegui dar mais um grande passo e estou mais perto de chegar ao fim deste projeto."

vai levar o teu cérebro a concentrar-se no positivo. Assim, o sentimento de gratidão ajuda-nos a ter mais confiança no amanhã e resiliência.

Estes exercícios simples podem mudar a tua rotina para melhor, por isso sempre que te sentires desconcentrada ou stressada incorpora um deste exercícios e vais continuar focada no momento presente.




Lembra-te: - Quanto mais praticas, mais resultados vês!



🤍



Se este post foi útil para ti, pode ser útil para outras pessoas que conheces. Deixo-te á vontade para partilhares nas tuas redes sociais ou por email, basta clicares aqui em baixo.



9 visualizações0 comentário